quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O que é um DCE?

Muita gente ainda se pergunta pra que serve ou o que é um DCE, seja calouro ou até mesmo veterano, talves por negligencia de quem deveria levar essas informações ou por desinteresse mesmo.
Acredito que deveria ter uma ampla divulgação correta dos fins de um DCE no início do semestre, principalmente para aqueles alunos que estão se ingressando na universidade e ainda não conhecem. Essa divulgação acontece, mas por que eu falo "de forma correta" ?
O DCE faz uma propaganda de uma entidade de prestação de serviços, como xerox, lan house, vinhada... É sobre isso que falam indo de sala em sala no inicio do semestre.
Mas será que são esses os fins de um DCE?? É claro que não!! A gestão atual e anteriores (que na verdade é a mesma) vem levando o Diretório a essa estagnação e fazendo nada além de prestar serviços que deveria ser oferecidos pela PUC. Então o que o diretório devia fazer?

O DCE, Diretório Central dos Estudantes é uma associação civil, sem fins lucrativos o órgão máximo de representação dos estudantes de graduação e pós graduação. Ele não deve fazer distinção de cursos, turnos, etc... Ele deve representar todos aqueles alunos da universidade.

Mas o DCE não é composto apenas por que está lá dentro coordenando, mas sim composto de todos os alunos da universidade. As pessoas que estão lá dentro são responsaveis pela coordenação e administração dos trabalhos realizados pelo diretório, e é um direito de qualquer estudante cobrar essas ações dos representantes e também apoiar e participar ativamente.

O Diretorio Central dos Estudantes é regulamentado por um edital, que fica a disposição se caso algum aluno quiser ler ou ter uma cópia, e pra complementar esse post, resolvi colocar aqui o Paragrafo 3º, do Art. 1º, Capitulo 1 do estatuto, esse paragrafo é composto por 13 Incisos que tratam dos fins do Diretório, leiam e depois tirem conclusões acerca dessas obrigações.
Elas tem sido cumpridas? Vocês tem observado a grande maioria desses incisos no campus?
Eu particularmente acredito que não.. Mas deixo com vocês as opiniões:

"Capitulo1 Art 1º. (...)
§ 3º São fins sociais do DCE - São Gabriel:

I - Reivindicar e defender os direitos dos estudantes, sem qualquer tipo de preconceito ou discriminação, inclusive para propor ações de de natureza coletiva na forma da Lei n. 7347/85
II - Promover a cooperação entre administradores, professores e alunos no trabalho academico e no aprimoramento das instituições universitárias.
III - Congregar os associados do DCE - São Gabriel, sempre buscando sua integração com os acadêmicos de outras instituições de ensino superior
IV - Organizar Reuniões e certames de caráter cívico, social, cultural, cinentifico, técnico, artístico e desportivo, visando complementar a formação academica.
V - Promover a Integração entre alunos calouros e veteranos.
VI - Divulgar seus atos internos para toda a comunidade universitária
VII - Regulamentar seu estatuto e elaborar seu regimento interno.
VIII - Lutar pelo amplo acesso ao ensino superior e pela melhoria de suas condições.
IX - Desenvolver uma politica para assistência social aos academicos carentes, mantendo os meios necessários para discussão sobre os benefícios financeiros junto a PUC - MG.
X - Supervisionar o cálculo do valor das mensalidades escolares fixados pela PUC - MG
XI - Participar dos encontros, congressos e reuniões afins do movimento estudantil.
XII - Apresentar as contas relativas à administração financeira na forma desse estatuto.
XIII - Organizar e orientar as luta dos estudantes, ao lado do povo."

Espero ter colaborado, é muito importante que os alunos se interessem e participem das ações do DCE, e principalmente, vamos tirar essa paralisia que toma conta do nosso campus. Junte se a nós e dias 18 e 19 votem chapa 3 Dias de Luta!! =)

7 comentários:

Paulo Prudêncio disse...

Boa Chico.

Por incrivel que pareça nenhum item desse estatuto é seguido! hehe

Anônimo disse...

Apóio da a luta difícil dos companheiros que mudaram a " o bom xerox, a boa lan house, as boas festas entre outros".
Na oportunidade gostaria de saber de fato como faço para participar desta luta.
Contato: davidson.sintracc@hotmail.com

Anônimo disse...

The theme is interesting, I will take part in discussion.

Anônimo disse...

I am sorry, that has interfered... I understand this question. Is ready to help.

Helio disse...

Meu nome e Henrique sou da PUC Contagem Gostei da Iniciativa estamos enfrentando mesmo processo de Policatigem suja e sorrateira dentro da nossa universidade gostaria de manifestar meu apoio ao movimento de Vocês, admiro a atitude e vamos lutar todos os dias, pra que esse tipo de pessoal nao utilize nosso direito. atraves de seu post, resolvi lutar contra o que acontece na minha universidade abraços contem comigo! deixando o tel para contato 31 8698-2018

Helio disse...

meu Nome e Henrique sou aluno da PUC COntagem, achei interessante o seu post. e estamos passando por um processo politico e sorrateiro dentro da nossa instituição onde pessoas por interesses proprios tendem a concorrer eleição do DCE para suprir unica e exclusivamente ordens politicas. atraves de seu post resolvi lutar todos os dias, contra esse tipo de ação, contem com meu apoio, Helio Henrique Puc Minas Contagem 8698-2018

Anônimo disse...

Olá, sou do DCE-UFCG (Paraíba) e venho elogiar o posicionamento de vcs em preocupar-se, de certa forma, com a politização do alunado!!! Mostrando o que e pra que serve um DCE, o que é de suma importância para o crescimento de todo e qualquer movimento estudantil!!! Abraço, parabéns!!